Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Mineiro - Uberaba :: Voltar

HISTÓRIA

Uberaba Sport Club foi fundado em 15 de julho de 1917 e disputou sua primeira partida contra o Araguary, no dia 25 de dezembro do mesmo ano. A união entre dirigentes e torcedores da equipe mineira sempre foi um fator marcante para o crescimento e sucesso da agremiação.

Nas décadas de 1930 e 1940, a agremiação enfrentou tradicionais times do futebol brasileiro, como o São Paulo e o Atlético-MG, e também recebeu adversários de fora do país, como o Peñarol, do Uruguai. Todas essas partidas foram realizadas no estádio do Colorado, batizado de Boulanger Pucci.

As primeiras conquistas da equipe aconteceram nos anos 1950, quando o time conquistou seguidamente o Campeonato do Triângulo, competição amadora do futebol mineiro, até voltar a participar o torneio estadual.

A primeira participação do Uberaba em Campeonatos Brasileiros aconteceu em 1976. O time permaneceu na elite até 1979, quando terminou na 23ª colocação e foi rebaixado. Uma das vitórias mais marcantes dos mineiros em competições nacionais aconteceu em 1977, quando a equipe, ainda na divisão de elite, venceu o Santos de Cejas, Aílton Lira e Juary por 4 a 1, no Uberabão.

Um ano após a queda, em 1980, o Colorado terminou a Taça de Prata, como era denominado o Campeonato Brasileiro da Série B, nas primeiras posições e ascendeu ao primeiro escalão do país. No ano seguinte, em 1981, o time fez sua melhor campanha na primeira divisão, terminando o torneio na nona colocação, após ser derrotado pelo Flamengo de Zico, em uma das mais inesquecíveis partidas da equipe.

O primeiro jogo, realizado no Uberabão, acabou empatado por 1 a 1. No segundo confronto, no Maracanã, o time mineiro vencia por 2 a 0, mas empurrado pela sua torcida que lotou o estádio, o time de Júnior, Zico, Adílio e Tita virou o placar e se classificou para as quartas-de-finais da competição ao vencer por 4 a 2.

Em 1982, a equipe voltou a disputar a Taça de Prata, mas com a base que fez boa campanha no campeonato nacional do ano anterior, o Uberaba não decepcionou a obteve mais um acesso. O ano de 1983 marcaria a última participação do Colorado na elite brasileira, pois o time fez uma campanha ruim e encerrou a competição no 32º lugar.

Com a queda, o clube entrou em declínio e, com a falta de recursos sua situação ficou ainda pior. As mudanças feitas pela CBF no regulamento do Brasileirão também prejudicaram os mineiros, que só voltariam a disputar uma competição nacional em 1987, depois de vencer o Torneio de Acesso, criado pela Federação Mineira e pela Confederação Brasileira de Futebol, para garantir ao Estado uma das vagas.

A equipe não foi bem na disputa da terceira divisão e não conseguiu obter uma vaga para participar no ano seguinte. O Uberaba voltou a competir em campeonato nacionais apenas em 1996. Neste ano também não foi bem, voltando a jogar apenas torneios estaduais até 2001, quando retornaria ao terceiro escalão.

No ano de 2003, o time conquistou o Campeonato Mineiro do Módulo II, a segunda divisão, garantindo um lugar na elite do futebol mineiro e conquistando mais uma vez o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série C.

Em 2004, terminou sua participação no Mineiro com 13 pontos e na 12ª colocação, com três vitórias, quatro empates e seis vitórias em 13 jogos, sendo mais uma vez rebaixado.

Três anos mais tarde, em 2007, o Uberaba conquistou mais uma vez o acesso à elite do Campeonato Estadual, ao se sagrar vice-campeão do Módulo II, voltando ao convívio com os “grandes” do estado em 2008.


GRANDES ÍDOLOS

O Uberaba nunca contou com um grande craque em toda sua história, mas revelou bons jogadores para o futebol mineiro e brasileiro, além de contar com figuras importantes desde sua fundação.

Toinzinho é considerado uma das maiores revelações da equipe mineira. Habilidoso, o meia-atacante iniciou sua carreira no Colorado na década de 1980 e atuou em equipes como Cruzeiro, Palmeiras e Santos, onde inclusive foi o substituto de Pelé, quando o “Rei do Futebol” deixou o time alvinegro.

Ao lado de Toinzinho, o atacante Naim formou uma das melhores duplas de ataque do Triângulo Mineiro. O jogador brilhou com a camisa vermelha e branca nas décadas de 1960 e 1970 e continua morando na cidade.

O zagueiro Beto Fuscão também foi uma figura marcante que passou pelo time mineiro. O defensor teve passagens por times como Palmeiras e Grêmio e seu auge no alvirrubro foi em 1986, já no fim de sua carreira.

Sílvio Bernardes Fernandes, ou simplesmente Sílvio, foi outra boa revelação das categorias de base do time mineiro. Nascido na cidade, ele iniciou sua carreira profissional no clube em 1984 e deixou a equipe em 1988. Mesmo com apenas quatro anos jogando no time, o jogador tem seu nome lembrado como um dos melhores atacantes da história.

Recentemente, um dos maiores destaques do Colorado foi o veterano atacante Gílson Batata. Com passagens por Goiás, Bahia e Guarani, ele foi o artilheiro da equipe que conquistou o Módulo II e um dos principais responsáveis pelo acesso à elite do futebol Mineiro, no ano de 2003.

Outros jogadores importantes da história do Uberaba foram: Paulo Luciano, Waldery, Zizinho, Edu Bala, Palhinha, Diron e Vandinho.

:: Topo da Página ::: Voltar