Canal Futebol ::::: Página Inicial ::::: Política de Privacidade ::::: Usuários Online:

Campeonato Pernambucano - Vera Cruz :: Voltar

HISTÓRIA

O Vera Cruz Futebol Clube surgiu no dia 3 de fevereiro de 1960, em uma iniciativa de um grupo de amigos formados por Antônio Luiz de Carvalho, Artur Cirino de Carvalho, Simeão Francisco de Lima, José Rodrigues da Silva, José Paulino de Medeiros, Manoel Maximiliano da Silva e Milton Correia Teixeira. O clube foi fundado na cidade de Vitória de Santo Antão.

As cores que carregam a equipe são o vermelho, preto e branco e seu símbolo apresenta uma cruz de malta e também um galo, mascote do clube. A escolha do nome tem como intenção homenagear o primeiro nome que o Brasil teve em sua história, a Ilha de Vera Cruz, na época em que o país era colônia de Portugal.

O Vera Cruz participou pela primeira vez de uma competição em 1982. O time foi convidado a participar do Campeonato Municipal de Santo Antão, após a fundação da Federação Vitoriense de Futebol, organizadora da competição. No ano seguinte, 1983, o Tricolor conquistava o seu primeiro título da história, o de campeão municipal.

Depois disso, a equipe ficou afastada das competições oficiais e voltou ao torneio em 1999. Nesta temporada o clube voltou a ser campeão municipal, feito que se repetiu em 2001. Porém, desta vez a organização do campeonato era feito pela Liga Vitoriense de Desportos (LVD). Essa conquista deu ao Vera Cruz o direito de disputar o Campeonato Pernambucano da terceira divisão.

Em 2002, o time não fez feio e conseguiu a inédita conquista da terceira divisão de Pernambuco. Sem perder nenhum jogo até a fase final, o Vera Cruz chegou na última etapa como um dos favoritos e não fez feio. Ganhou três dos quatros jogos disputados levando o título de campeão pernambucano.

A conquista deu ao Vera Cruz o direito de jogar a Série A2 na próxima temporada e, com isso, aconteceu a profissionalização do clube no dia 30 de setembro de 2002. Os responsáveis para tornar o Tricolor um time profissional foram o atual presidente Fernando José Nogueira, José Epaminondas Nogueira, Antônio Luiz de Carvalho, Alexandre Ferrer, Edmilson Zacarias, José Domingos, José Fábio, Juvenal Manoel da Silva,Genário Calisto, Sandro Manoel, José Aglaílson, Marcelo Manuel e Henrique Queiroz.

A sua estréia na segunda divisão foi contagiante. O time conseguiu sua classificação para a segunda fase, mas foi eliminado pelo saldo de gols, após empatar em números de pontos com o Porto, campeão daquele ano. Em 2004, a equipe foi melhor ainda e chegou a fase final, porém ficou como quarto do grupo, não conseguindo o acesso. Na temporada de 2005, o Vera Cruz foi até a terceira fase, porém perdeu todos os jogos e foi eliminado.

Mas, em 2006, a torcida do Tricolor de Santo Antão voltou a gritar é campeão. O time fez uma campanha irregular na primeira, segunda e terceira fases, mas na etapa final embalou e conquistou o maior título de sua história com três vitórias, um empate e duas derrotas.

Com a glória do ano anterior, o Vera Cruz ganhou o direito de jogar a divisão principal do Campeonato Pernambucano de 2007. Na elite do futebol do estado, o Tricolor de Santo Antão ficou com o quinto lugar e obteve a vaga para a Série C do Campeonato Brasileiro desse mesmo ano. Sua estréia no cenário nacional foi decepcionante, pois o clube conquistou apenas uma vitória e um empate, tendo mais quatro derrotas na competição, o que acabou eliminando o time ainda na primeira fase.

Infelizmente o clube não foi bem no Campeonato Pernambuca de 2008 e acabou sendo rebaixado. Em 2009, o Vera Cruz disputará a segunda divisão do estadual.


GRANDES ÍDOLOS

O Vera Cruz Esporte Clube é um time com uma grande rodagem no futebol, porém o clube possui grande destaque, apenas, no cenário regional. Em Pernambuco, a agremiação é considerada uma das maiores entre as equipes do interior e é por isso que durante essas décadas muitos ídolos despontaram na região do Tricolor de Santo Antão.

O surgimento dos primeiro atletas a caírem nas graças do torcedor aconteceu nos anos 70 e 80. O Vera Cruz dependia muito de seus meias no seu início e foi nessa época que Didi e Fernando Nogueira viraram os verdadeiros heróis do clube da cidade de Santo Antão.

O setor de meio-campo não foi o único a se destacar durante a caminhada do Vera Cruz no futebol pernambucano. O sistema defensivo sempre foi considerado um das partes mais fortes e consistentes do Tricolor. Ainda entre as décadas de 70 e 80, dois grandes zagueiros se destacaram. Fabação e Sué foram os dois maiores defensores da história da agremiação.

Nos flancos do gramados, o lateral-esquerdo Tobias foi disparado o melhor atleta do setor na história do time de Santo Antão. Muito rápido e com um passe apurado, o jogador colaborou em muito para a equipe alcançar o patamar que possui nos dias de hoje, principalmente no estado de Pernambuco.

Os anos passaram e o Vera Cruz ficou muito tempo afastado das competições oficiais. Porém, a volta na década de 90 marcaria uma nova era para a agremiação. Trata-se de Giovanni, que virou ídolo da torcida do Tricolor com seus toques de classe e jogadas bonitas. Muito talento foi uma das principais marcas do jogador, que é tido até hoje como um dos maiores heróis da equipe.

:: Topo da Página ::: Voltar